Arquitetos de Ambientes

Gostou? compartilhe!

Os arquitetos de ambientes são profissionais capacitados para deixar um ambiente decorado de acordo com o ideal do cliente. Os arquitetos também podem oferecer dicas para o melhor layout de um ambiente, principalmente quando não há muito espaço para ser explorado.

O que fazem os arquitetos de ambientes?

É muito comum as pessoas confundirem as atividades dos designers, decoradores e arquitetos.

As atividades dos arquitetos de ambientes geralmente estão atreladas a ampliação de paredes, demolições e aberturas. Enquanto esses profissionais podem exercer estas atividades, os Decoradores e designers não podem realizar qualquer modificação nas estruturas dos prédios.

Diferenças entre o decorador, o design de interiores e o arquiteto?

Decorador: é o profissional que pode ser formado ou não em um curso de curta duração ou até mesmo ser um autodidata. Atribuições: Suas atividades são restritas, pois não possui muito conhecimento sobre componentes de uma obra. Função: Escolhe acessórios, móveis ou cores sem que possam alterar fisicamente uma obra. O decorador não pode interferir no ambiente nem mesmo no detalhamento de mobiliários, pois esta atribuição é do designer de interiores. Designer de interiores: Pode exercer o trabalho do decorador. Atribuições: Elaborar o espaço de forma coerente, seguindo normas técnicas e ergonômicas, normas de acústica, térmico e luminotécnica. Além disso, ele pode ser um profissional capaz de captar as verdadeiras necessidades dos clientes e realizá-las através de projetos específicos. Este profissional pode redecorar um espaço através da avaliação do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos de cenas e aplicações de novidades técnicas e tendências e até do desenvolvimento de peças exclusivas. Função: Trabalha com ambientes internos. O profissional é habilitado para atuar em projetos de interiores, auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente, para complementar o encerramento da obra. Arquiteto: Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo com duração de cinco anos. Os temas abordados nesses cursos são: representação gráfica, informática, resistência dos materiais, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, entre outros. Atribuições: com essa formação, o profissional pode atuar em várias áreas como: execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, estudo e planejamento de projetos, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos. Função: O trabalho deste profissional é iniciado após o terreno para a construção ser escolhido, ou seja, ele realiza a implantação de seu projeto com informações sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos.

Pricila Dalzochio

Pricila Dalzochio é arquiteta e urbanista e trabalha com uma equipe que cuida de projetos de empreendimentos imobiliários, residenciais, comerciais e paisagismo.